Sunday, October 7, 2012

Como trocar o braço boca de lobo de uma Toyota Bandeirante

A quebra do braço boca de lobo (também conhecido como "chifre de veado", "pé de galinha" e "bumerangue") não é incomum. Ela normalmente acontece em veículos com pneus grandes e direção hidráulica.
Em quase sua totalidade, esta quebra acontece em sua maioria com o veículo manobrando ou em trilhas bastante travadas, onde o sistema faz mais esforço. Em altas velocidades, esta quebra na maioria está associada a pancadas mais ou menos violentas.

A troca deste braço não é difícil e pode ser feita em casa com pouca ou (meu caso) nenhuma experiência. Para a troca serão necessárias as seguintes ferramentas:

  1. Chave de boca de 30mm
  2. Chave de boca de 19mm
  3. Saca terminal:













As chaves de boca podem ser substituídas por uma chave catraca ou por um cabo de força T (preferencial para o tamanho 30mm por ter uma alavanca maior, facilitando o trabalho).

Para remover a peça quebrada, basta remover os parafusos que seguram os terminais, encaixar o saca terminal entre o terminal de direção e o braço (como na foto abaixo) e girar o parafuso central.





















Isto forçará a peça quebrada a se soltar do terminal, fazendo com que ela saia, sem danificar o terminal. Muitos mecânicos, para ganhar tempo, apenas batem no braço boca de lobo, fazendo com que ele se desprenda do terminal. Esta prática não é recomendada pois pode danificar os terminais de direção, diminuindo sua vida útil ou até inutilizando os mesmos.

O saca que usei para remover 3 dos 4 terminais foi um extrator de terminais universal, que pode ser encontrado facilmente em diversas lojas de ferramentas ou mesmo na internet. Para remover o maior terminal, usei um extrator específico (foto abaixo) que facilitou bastante a tarefa.






















Apesar do extrator universal ser bastante prático e funcionar com qualquer tamanho de terminal, para terminais grandes ele acaba não se mostrando tão funcional e dificulta bastante o serviço. Tentei encaixá-lo várias vezes mas ele sempre acabava encaixando torto, o que impossibilita a extração.

Após remover o braço quebrado, deve-se encaixar o braço novo, tomando cuidado para encaixar sempre no maior terminal primeiro. Este terminal maior é fixo no chassi e é responsável pela alavanca que gira os braços de direção. Preferencialmente aplicar graxa no braço antes de encaixá-lo. Isso facilitará o aperto.
Existe uma posição específica para o encaixe do braço. Gire o braço ao longo do terminal até encontrar o encaixe correto (não tem como errar!).

Após o encaixe deste primeiro ponto, coloque a porca que segura o braço (não aperte ainda) e encaixe os outros terminais. Se os outros terminais não estiverem no lugar, ao tentar apertar as porcas, o braço irá girar e você não conseguirá apertar nada.

Considerando que o maior terminal usa uma porta de 30mm, neste ponto é melhor usar uma alavanca T com um soquete, para fazer o aperto. Como esta alavanca é bem mais longa que uma chave de boca, você terá que fazer menos força para apertar!
Lembre-se de não exercer um aperto excessivo para não espanar a rosta da porca!

Depois de encaixar todos os terminais, o serviço estará pronto. Não esqueça de fazer o alinhamento da direção após tudo terminado.

O vídeo abaixo mostra o processo de extração dos terminais usando o saca:

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