Wednesday, April 21, 2010

Carrancas e São Thomé das Letras, 1° dia

Aproveitando o feriadão de Tiradentes (no RJ o dia 23 é feriado também), fomos eu, minha namorada e uma amiga dela para Carrancas e São Thomé das Letras. Esta foi a viagem inaugural da Maria (minha nova Band longa).

Saímos do RJ as 7:15 da manhã rumo a Carrancas (nosso primeiro destino). Seguimos pela Via Dutra até Volta Redonda e pegamos um desvio para cortar o segundo pedágio (o caminho normal que os carros de passeio fazem é ir por Itamonte-Caxambu-Cruzília-Carrancas).
Para cortar caminho fomos seguindo: Rio de Janeiro -> Volta Redonda -> Santa Rita de Jacutinga -> Bom Jardim de Minas -> Andrelândia -> Minduri -> Carrancas.
Com este caminho economizamos mais de 100km, porém pegamos alguns trechos de terra. Nada que a Maria não aguente.

A estrada entre Volta Redonda e Bom Jardim de Minas está em asfaltamento e existem muitas máquinas trabalhando. Com isto, é aconselhável manter uma velocidade máxima de 50 ou 60km/h pois logo após a curva pode haver um trator ou uma máquina niveladora. No entanto, este trajeto já foi nivelado e caso não existissem máquinas trabalhando seria possível dirigir a 80km/h sem muitos problemas. Quase não existem buracos.

Após diversas paradas para fotos e algumas entradas erradas, chegamos a Bom Jardim de Minas por volta de 12h. Parei para abastecer e aproveitamos para almoçar. Havíamos levado um pouco de macarrão e lá foi ele matar nossa fome.

Bucho cheio, seguimos em frente para Minduri. Asfalto novo e estrada excelente até esta cidade. No entanto, só até aí mesmo, pois de Minduri até Carrancas são 51km de buraqueira constante! Fiquei com pena da Elaine, que era quem estava no banco traseiro. A Maria saculejava mais que touro bravo! Poeirão o tempo todo por conta da falta de chuvas.

Chegando a Carrancas, fomos direto para o Camping do [nome], onde já havíamos ficado em nossa última estadia. Camping muito bom com uma dona muito receptiva. O preço foi o mesmo: R$8,00/pessoa/noite. Bem razoável para um camping onde pude parar o carro dentro da área de camping, haviam postes com tomadas e luz por toda a extensão e banheiro limpo com água quente.

Como estávamos cansados, resolvemos que neste primeiro dia não iríamos seguir para nenhuma cachoeira, então aproveitamos para arrumar todas as coisas no camping e tomar um belo banho quente. Seguimos depois para procurar um lugar para comer. Vimos diversos restaurantes (alguns caros e outros razoáveis) e decidimos jantar no Roda Viva (ao lado do Banco do Brasil), onde o preço do kg era de R$17,90.

Barriga cheia novamente, fomos caminhar pela cidade para ver se havia algo de interessante para fazer. Por incrível que pareça, a cidade era mais pacata do que eu imaginava e não havia NADA para fazer a não ser ir para os botecos. Como 2 das 3 pessoas que viajaram não bebem, tivemos que improvisar. Voltamos para o camping, pegamos nosso baralho e ficamos jogando Buraco, Tranca e Uno até cansar. Com o cair da noite, o clima esfria bastante na cidade, então é aconselhável levar casacos.

No comments: